O que é FTTx?

FTTx é um termo genérico para designar arquiteturas de redes de transmissão de alto desempenho, baseadas em tecnologia totalmente óptica. São redes passivas, também designadas por PON - Passive Optical Network. A sigla significa Fiber to the X (FTTx), e a tecnologia permite levar a fibra até a casa do assinante (Home – sendo então denominado FTTH), apartamento (dando origem ao FTTA), ou ainda outras variações como a entrada do prédio (FTTB – do inglês Building). Independente da modalidade de FTTx, os elementos principais da tecnologia sempre serão: uma rede de fibra óptica monomodo, equipamentos nas centrais e nos assinantes, e elementos de divisão passivos no meio da rede, denominado splitters. Os ativos de centrais são concentradores denominados OLT.

Permitem que o sinal seja compartilhado por até 64 usuários simultâneos distantes até 20km da OLT (*).
Nos usuários encontramos ativos denominados ONU ou ONT. Esses produtos recebem um sinal óptico e disponibilizam portas metálicas para a conexão dos equipamentos como computadores ou telefones, por exemplo. Os splitters são divisores passivos, não alimentados e totalmente ópticos. São inseridos em pontos estratégicos da rede, de forma a otimizar o projeto e facilitar a expansão.

A Furukawa conta com a solução completa para implantação dos sistemas FTTX, desde equipamentos, até toda a rede de fibras, caixas de emenda e terminação, cabos e acessórios. Conta ainda com equipamentos EPON e GPON, apresentando um portfólio extenso e completo de equipamentos para diversas aplicações, desde o fornecimento de internet residencial simples até sistemas industriais externos. Entre em contato com a Furukawa e conheça as soluções FTTx. (*) Configuração padrão. Expansões previsíveis por norma sob demanda.